Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

4º ScriptRun - Maratona de Escrita de Argumento | Vencedores

 

Decorreu nos dias 5 e 6 de Abril o 4º ScriptRun - Maratona de Escrita de Argumento para Curtas Metragens.

A temática para o ScriptRun foi dada através de um excerto de Barreiras Para As Viagens Dimensionais, de R. Lutece: "A mente do sujeito vai tentar desesperadamente lutar para criar memórias onde elas não existem."

Terminada a maratona, foram apurados os vencedores:

_ 1º Prémio
Script Title, Joana Ligeiro de Oliveira
Um arrumador de carros visita um palacete abandonado com um amigo que o pretende ocupar.
Os objectos deixados levam-no a acreditar que aquela casa era um sítio de convívio secreto de Jimi Hendrix, Jim Morrison e Elvis Presley.
Demove o grupo ao qual pertence o seu amigo de ocupar a casa, e convence-os a ajudarem-no a criar um museu para os turistas, mas o caminho sinuoso da burocracia impede-o de legalizar o projecto.
Contudo, mantém-se fiel à sua convicção e avança à revelia dos procedimentos logísticos.

_ 2º Prémio
Pátina, Rafael Vieira
Liliana é uma fotógrafa que regista os passantes de Lisboa com uma máquina fotográfica de época. Circula pela cidade, em locais concorridos por turistas, oferecendo o seu serviço como capturadora de imagens. A estátua de Fernando Pessoa, à Brasileira do Chiado, é um dos seus locais regulares.
Ao fotografar a estátua de Fernando Pessoa, em pausa do corrupio de estrangeiros, que se apercebe de um movimento, comprovado em revelação. Passa então a concentrar-se mais na estátua, para lhe identificar o que seja. Num momento tardio de observação, Pessoa desperta, activando uma realidade paralela que obriga Liliana a centrar-se mais no presente.

_ 3º Prémio
Estocolmo, Johnny Almeida e Mauro Sacramento
Raptada aos 7 anos, Vanessa passa a sua adolescência debaixo do mesmo tecto que Fernando, o seu raptor. Sem poder sair à rua, Vanessa fica privada do contacto com outros humanos durante 15 anos.
Agora, de regresso a casa, no seguimento da prisão de Fernando, Vanessa é posta à prova por familiares e memórias de que não se recorda. Confrontada com a confissão do irmão, e a memória do pai, Vanessa foge à pressão e abandona os seus, em busca da única família que ela conhece.

Parabéns aos vencedores e obrigada a todos pela participação!



1 comentário

Comentar post